21 December, 2014

Viagens: Missão Eurotrip - Parte II

by Carolina Bastos 2 comments

Cronograma & Organização


Desde quando decidi o destino de viagem, Comecei  montar uma espécie de book para que sirva como meu guia de viagens.
Planilhei informações úteis, como gastos, estadias, passeios, compras, alimentação, baladas etc.
Vou tentar mostrar um pouco de como ficou, ressaltando que estou fazendo tudo por conta própria.
  • Cronograma local x dias dos lugares que pretendo ir, ou seja, estipulei a quantidade de dias que pretendo ficar em cada lugar;
  • Cotação das passagens aéreas;
  • Check list com itens que preciso providenciar antes da viagem;
  • Lista de hostels para fazer as reservas;
  • Lista com atividades que pretendo fazer, lugares que quero visitar, locais para comer, meios de transporte, de cada lugar que irei visitar;
  • Comparativo dos “Seguro viagem”, para obter um que mais se adequa as minhas necessidades;
  • Pesquisa de questões como clima no mês de Abril, diferenças de fusos horários, telefones de contato de bancos, cartões de crédito para caso necessário;
  • Separei um "cofrinho" para ir reservando money para a viagem;

Hospedagem:

Pretendo me hospedar em hostel, por ser mais econômico e pelo clima agradável que costuma ter.
Fiz a pesquisa por hostel em sites como:

Hospedagem alternativa

O Counchsufing, é um site onde as pessoas "emprestam" o sofá da sua casa para um mochileiro. Quando se cadastra neste site, voce também pode ceder seu sofá para um viajante. É uma troca de experiências, a pessoa que te recebe pode te dar dicas de passeios, informa-lo sobre a cultura local e conhecer pessoas legais.

Passagens aéreas:


É interessante fazer simulação dos valores em sites que pesquisam várias companhias aéreas, e a partir dos valores mais convenientes, acessar o site oficial da companhia aérea e simular a pesquisa novamente, vai ver que a pode pagar muito mais barato se comprar direto pela companhia. Outra dica valiosa é fazer essa pesquisa com maior antecedência possível e em vários horários para até encontrar um preço bacana.

Locais para visitar:

Através do site mochileiros.com, é possível montar seu roteiro de viagem, com base na experiência de outros mochileiros que populam o blog.

Blogs


Há muitos blogs que falam sobre viagens, com dicas vividas por experiência própria, eu visito muitos diariamente, abaixo alguns dos quais foram úteis pramim:

Oque levar na mala?

Importante confirmar como estará o clima no local que pretender ir. Procure levar peças de multi-uso e acessórios, pois eles podem mudar o seu visual. Caso esteja frio não leve muitos casacos, pois ocupam muito espaço na mala e pesa muito. Sempre que possível, consulte oque o hostel que hospedará concede, pois assim pode eliminar da mala itens como: toalha, roupa de cama, secador de cabelo.
Não leve uma mala muito grande, se sua intenção é "mochilar", porque como vai pegar transportes públicos, aviões "Low Cost", sobe e desce de escadas, uma mala grande poderá ser seu grande vilão.Não esqueça também dos itens de higiene pessoal.
Com essas dicas, terá uma ótima viagem!